Toyota é responsável por 65% do mercado de veículos híbridos no Brasil em 2019

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• Marca é uma das pioneiras do mercado na introdução e popularização da tecnologia no Brasil, desde que iniciou a comercialização do modelo Prius, em 2013

• Corolla, primeiro híbrido flex do mundo, lançado em setembro de 2019, somou 3.635 unidades e já desponta como carro-chefe para o avanço da hibridização no País

• Corolla, RAV4 e Prius fecham 2019 com participação de 67,6% de todo o mercado de híbridos nacional

• Crescimento está alinhado à estratégia da fabricante, que planeja oferecer um portfólio 100% híbrido até 2025

• Toyota e Lexus foram responsáveis por 74% do mercado de veículos híbridos no Brasil desde 2013

Corolla Híbrido somou 3.635 unidades comercializadas em 2019

A Toyota assumiu o desafio global de desenvolver e oferecer produtos e serviços de mobilidade cada vez mais sustentáveis, eficientes e tecnológicos. No Brasil, um grande passo em direção ao cumprimento desta meta teve início em 2013, com a introdução do modelo Prius. Naquele ano, foram vendidas 323 unidades daquele que sempre foi conhecido como pioneiro da tecnologia híbrida no mundo, sendo produzido e comercializado em escala para o mundo desde 1997. Por meio dele, a Toyota entrou de vez na “era da eletrificação”, e passou a buscar e trabalhar pela popularização dos veículos híbridos.

A partir daí, após a introdução do modelo Prius no território nacional, a Toyota vem trabalhando para torná-la cada vez mais conhecida e acessível aos consumidores brasileiros. Esforço que, seis anos depois, rendeu à marca um total de mais de 14 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota no Brasil, sendo o Prius responsável por 6.836 unidades dentro deste período, ou 46% do total.

A estratégia da Toyota mirava a utilização do Prius como desbravador do mercado, a fim de multiplicar os benefícios da tecnologia e sua aplicação, preparando a hibridização de todo o portfólio brasileiro. A partir de 2019, o plano entrou em ação. A RAV4 e o Corolla híbrido, ambos apresentados no ano passado aos consumidores brasileiros, fecharam com participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca, com 3.161 e 3.635, respectivamente. Isso significa que, em menos de seis meses ao longo de 2019, ambos modelos obtiveram demanda exponencial, o que mostra que a tecnologia híbrida no País começa a ser mais conhecida e seus benefícios já são percebidos pelo consumidor brasileiro.

O crescimento da popularização da tecnologia também se deve ao desempenho e posicionamento da Lexus. A divisão de luxo da Toyota tem participação fundamental nessa trajetória. Com um portfólio praticamente todo composto por veículos híbridos, cujos destaques são os modelos NX 300h, UX 250h, CT 200h e ES 300h, companhia contribuiu com quase 2.000 unidades híbridas vendidas nesta década. Juntas, Toyota e Lexus representam 74% de todo o mercado híbrido desde 2013, com 16.916 veículos.

O pioneiro

Quando o Prius foi lançado em 2013 no Brasil, ele já era o veículo híbrido mais vendido no mundo, com 3 milhões de unidades comercializadas. Ele apresentava uma engenharia distinta: era equipado com dois motores, um a combustão de quatro cilindros, e outro elétrico, dotado de muita tecnologia e diversas formas de economizar combustível. O Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma que alimenta o motor elétrico e gera potência máxima de 27 kw, com velocidade de até 50 km/h em trechos urbanos. Em velocidades superiores, os dois motores trabalham em conjunto com média de consumo de combustível de 25,5 km/l.

E, para tornar o Prius ainda mais sustentável, 95% do veículo é recuperável, e 85% totalmente reciclável. Peças modeladas por injeção de origem vegetal em vários pontos, como nas molduras das portas, na tapeçaria das bandejas divisoras da cabine e nos bancos, bem como nos componentes da bateria de alta voltagem que podem ser reutilizadas, transformam o modelo em um dos mais “verdes” do mundo.

O consolidador

O RAV4, lançado no Brasil em maio de 2019, foi o segundo modelo híbrido da Toyota do Brasil. A 5.ª geração do SUV mais vendido do mundo em 2018 trouxe melhorias em seus principais atributos (design, equipamentos, conforto, desempenho e segurança). Mudanças como a nova arquitetura global da marca (TNGA), motorização híbrida autorrecarregável, tração inteligente nas quatro rodas (AWD) e sistema de segurança Toyota Safety Sense (TSS).

Alinhada ao compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, a Toyota desenvolveu o modelo com materiais ecológicos, melhorias consideráveis no consumo de combustível, devido à utilização do sistema híbrido, composto por três motores elétricos alimentados por uma bateria de níquel-hidreto metálico II, 11% mais leve que o sistema anterior, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia. Já o propulsor a combustão é um 2.5L DOHC de quatro cilindros e 16V. Juntos, esses propulsores fornecem potência total de 222 cv.

Em pouco mais de seis meses, o SUV da Toyota alcançou 3.161 unidades vendidas, o que mostra a ótima receptividade do consumidor brasileiro às inovações da marca japonesa.

A inovação

A chegada do Toyota Corolla, primeiro modelo híbrido flex do mundo, pode ser considerada um divisor de águas na indústria automotiva brasileira. Com investimentos de R﹩ 1 bilhão na unidade fabril de Indaiatuba (SP), a nova geração do veículo mais vendido do mundo conta com novo design, mais robusto e esportivo, mais itens de segurança e conforto, além de pacote Toyota Safety Sense (TSS), que faz dele o sedã médio com mais itens de segurança ativa do Brasil.

O inédito sistema híbrido da Toyota combina um motor a gasolina 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkison flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm, combinado com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque.

Desde seu lançamento, que ocorreu em setembro de 2019, a versão híbrida do Corolla já vendeu 3.635 unidades no Brasil e tem conquistado cada vez mais as garagens dos brasileiros.