Apesar do crescimento do número de downloads, categoria enfrenta dificuldades para reter usuários e ainda é o mais afetado por fraudes em anúncios, segundo relatório da Liftoff
São Paulo, Brasil – As chamadas “estações de compra” já não são mais tão determinantes para os negócios, mas tiveram sua importância ressignificada com diversificação de canais de venda. Para 2019, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê crescimento de 18% no faturamento do e-commerce durante a Black Friday. Ao mesmo tempo, a cada ano cresce o protagonismo do mobile no varejo.
O último Relatório de Tendências de Apps para Dispositivos Móveis, da Liftoff, revela que já foram feitos 143 bilhões de downloads em 2019, o que representa US$ 120 bilhões em gastos nas lojas de apps. Os de Jogos e Entretenimento ainda são os mais baixados, porém a cada ano cresce a utilização dos de Compras, que se tornaram um caminho mais fácil para o consumidor.
No Brasil, que aparece no ranking do maior número de downloads apenas abaixo de Índia e EUA, os apps de Compras representam grande parcela do total de aplicativos baixados. Conforme recente pesquisa do Google, quase 60% dos e-shoppers brasileiros já realizaram compras por esse canal. Nas semanas que antecedem a Black Friday, conforme a AppAnnie, os downloads aumentam 27%, quase quatro vezes mais que na própria semana de ofertas (7%).
Por outro lado, segundo o levantamento da Liftoff, 27% dos usuários de apps de Compras registram-se, mas não concluem o pagamento. Isso acontece porque os aplicativos de Compras, assim como os de Jogos, levam mais tempo para preparar o usuário para fechar o negócio, ao contrário dos de Finanças e Relacionamento, por exemplo, que consumidores baixam com alguma intenção específica. No Brasil, por exemplo, fazer com que o usuário instale o aplicativo custa US$ 0,50. Em torno de 10 vezes menos do que o Japão, país em que o valor que um aplicativo gasta para conseguir com que um usuário faça download é de US$ 5,15.
“O Brasil tem como característica o aumento nos downloads impulsionado por novos usuários, devido à entrada de novos dispositivos no mercado e de uma demanda reprimida por aplicativos de todos os tipos”, diz Antonio Affonseca, diretor de vendas da Liftoff no Brasil. Isso faz com que o Brasil seja um dos países com usuários menos leais aos aplicativos que baixa. Em 30 dias, apenas 2,5% dos usuários continuam utilizando um app, por exemplo.
Por fim, o relatório também destaca um grande desafio para profissionais de marketing de aplicativos, as fraudes em anúncios, que custam bilhões de dólares às empresas. O comércio eletrônico é hoje o segmento que corre o maior risco, já que responde por quase um terço (30,76%) das instalações fraudulentas de apps rejeitadas.
Para saber mais, acesse a pesquisa completa:
Sobre a metodologia
O Relatório de Tendências de Apps para Dispositivos Móveis da Liftoff tem como base a análise de dados internos entre 01/07/2018 e 31/08/2019, incluindo 349 bilhões de impressões, 5,35 bilhões de cliques, 128 milhões de instalações de apps e 76,6 milhões de eventos pós-instalação.