‘Nirvana: Taking Punk to the Masses’, em cartaz em São Paulo, conta com aplicativo para smartphones com áudio explicativo da exposição
São Paulo, 19 de Setembro de 2017 – Criado para proporcionar acessibilidade e levar cultura a um maior número de pessoas, o aplicativo “Audioguia – Rock Exhibition” é uma audiodescrição da exposição “Nirvana: Taking Punk to the Masses”, que utiliza técnica linguística especializada, traduzindo imagens em palavras e fazendo com que as pessoas cegas ou com alguma deficiência visual possam, por meio de uma narrativa objetiva, ampliar o entendimento sobre as obras culturais.
A primeira parte do aplicativo traz instruções sobre o uso para um melhor aproveitamento por parte do usuário. Em seguida, os áudios são listados em sequência para que as pessoas possam percorrer toda a exposição, desde a entrada principal, até a saída do local, com explicação total das peças exibidas e o contexto em que elas se apresentam. A ferramenta contém, ainda, informações de como chegar e contato para caso de dúvidas.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente por meio do Google Play ou da App Store, para aparelhos Android e iOS.
Detalhes da exposição:
A mostra está dividida em seis setores:
1 – Introdução
Apresentação dos integrantes da banda: Kurt Cobain como cantor e guitarrista, Krist Novoselic como o baixista e o intenso baterista Dave Grohl.
2- Construindo a Infraestrutura:
Dedicado a explicar as transformações musicais durante o final da década de 1970 e detalhar a nova cena underground. Como as bandas se formam e divulgaram suas músicas, mesmo não tendo recursos suficientes, e como a indústria se adapta à essa nova demanda. Neste setor encontram-se algumas peças interessantes, como um grande gráfico que explica este novo movimento musical e também uma parede de discos das bandas underground da época. O visitante é convidado a ouvir, conhecer ou relembrar algumas das músicas mais tocadas.
3 – O Noroeste Underground:
Explica a origem do Nirvana, que tem sua primeira formação em 1986. O Noroeste Pacífico dos EUA, uma região interiorana, estava destinado a ser o núcleo da origem do movimento grunge e também o berço de uma das mais conhecidas bandas do mundo. Há ainda mais uma parede de discos nesta ala da exposição composta por uma playlist bem peculiar de bandas underground desconhecidas.
4 – Grande Vitrine e bandejas:
A grande vitrine se encontra no centro da exposição, abrangendo todos os setores. Nela o visitante vai encontrar roupas, fotografias, objetos pessoais e documentos.
5 – Legado:
Dedicado a explicar aos visitantes que mesmo após a morte do Kurt Cobain o Nirvana deixa um legado extenso, e que continua a ressoar dentro da cena musical contemporânea. Artefatos como uma fotografia de um garoto vestindo uma camiseta com a foto de Kurt Cobain em um grande festival de rock anos após sua morte é uma imagem que comprova esta realidade.
6 – Unplugged:
Ao sair do setor Legado, o visitante encontra em uma sala onde um único grande televisor transmite pequenos documentários e entrevistas sobre toda esta explosão do Nirvana. Ao final, o show “Unplugged” passa para relembrarmos de uma época rica em musicalidade e rebeldia.
Criada pela Dançar Marketing, com concepção de Pedro Bianco, a Samsung Rock Exhibition é uma plataforma completamente inédita no mercado do entretenimento e live marketing. Sendo a 1º série da América Latina, o projeto traz exposições exclusivas, nacionais e internacionais, que convidam o público a mergulhar no universo criativo da música, moda e de astros da cultura pop. Patrocinada pela Samsung, em parceria do Ministério da Cultura e com realização do Instituto Dançar, a Samsung Rock Exhibition compõe as atividades do calendário 2017 da plataforma Samsung Conecta, que tem por objetivo oferecer experiências únicas na música e no esporte para os consumidores brasileiros. Depois de uma bem sucedida temporada no Rio de Janeiro, a mostra fica em cartaz em São Paulo, no Lounge da Bienal (Parque Ibirapuera), até o dia 12 de dezembro.
Organizada pelo Museu de Cultura Pop em Seattle (MoPOP), sob curadoria de Jacob McMurray, a exposição retrata parte da história da revolucionária banda, eternizada no Hall da Fama do Rock e também da cidade de Seattle, onde a banda ganhou o mundo e virou o epicentro cultural e musical da geração da década de 1990. A expectativa de público é alta, bem como a perspectiva dos fãs, que aguardam ansiosamente para regressar ao passado e entrar novamente na década das camisas xadrezes de flanela.
São mais de 200 peças entre instrumentos icônicos, fotos, vídeos, depoimentos, álbuns, objetos pessoais e cartazes, desde a origem do grupo, em Aberdeen, às grandes turnês internacionais.
Mais informações sobre a exposição através do link www.rockexhibition.com.br/imprensa.
Serviço
SP – Lounge Bienal
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
End.: Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 3 – Ibirapuera – zona Sul – São Paulo – SP.
De 12 de setembro até 12 de dezembro
Horários de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 19h// sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.
Ingressos:
R$25,00 de terça a quinta-feira
R$35,00 de sexta a domingo
Classificação: 16 anos
Samsung é muito mais que produtos
Samsung conecta você com a tecnologia e também com serviços, benefícios e experiências exclusivas que vão além dos seus produtos. De uma assistência inteligente, programa de fidelidade com descontos e benefícios exclusivos, eventos de músicas e esportes, até programa social da marca. Conheça um universo que vai muito além do que você imagina. http://www.samsung.com.br/samsungmais/ e http://www.samsung.com.br/samsungconecta/
Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.
Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br.